quinta-feira, 29 de setembro de 2011

As Praxes

Se calhar não tenho estado muito atenta nos últimos anos. Ou isso, ou então as praxes este ano são mais visíveis à comunidade.
Ainda assim, aposto na pri meira hipótese. Sou eu que não tenho andado muito atenta.
Bem, seja como for, a verdade é que a cidade está mais preenchida, mais barulhenta.
Ainda ontem estava sentada numa esplanada e, na mesa do lado, estavam 3 jovens que não teriam mais do que 20 anos. Se tanto!
À sua volta, alguns caloiros amedrontados, enquanto os jovens cresciam e se sentiam gente importante.
Ao que parece, a praxe serve para dar lugar a jovens que não sabem muito bem o que andam por aqui a fazer e, entretanto, aproveitam para exercer o seu "poder" sobre os caloirinhos!
O ano de caloiro é suposto ser o melhor de toda a nossa vida académica. Serve para integrar os alunos numa comunidade que, na maioria das vezes, não é a sua; para lhes dar a conhecer um novo "mundo", uma nova realidade. Não para que meia dúzia de frustrados aproveitem para se sentir gente.
Eu recordo com a maior saudade o meu ano de caloira. Fui praxada por gente com muitos anos de academia. As temidas matrículas já com 2 dígitos. Os gigantes perante os caloirinhos novos, ignorantes e indefesos. Fomos tão bem tratados que recordo, até hoje, e com muita saudade o meu ano de caloira.

Sem comentários: